Início Uncategorized Cadastro Único te dá benefícios.

Cadastro Único te dá benefícios.

143
0

As famílias de baixa renda são as que mais precisam dos benefícios sociais e, para obtê-los, o Governo Federal realiza o Cadastro Único (CadÚnico). Este registro nada mais é do que o levantamento de informações sociais que identifica diversos fatores como: características da residência, identificação de cada pessoa da família, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outros.

Estes dados servem para classificar as pessoas, identificando as que realmente necessitam dos benefícios, e para que não ocorram inconsistências de informações das famílias. O CadÚnico funciona como a porta de entrada para os 11 serviços que Assistência Social disponibiliza para o cidadão.

Quem pode se inscrever?

• Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
• Famílias com renda mensal de até três salários mínimos;
• Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento seja para participar dos três níveis de programas sociais: federal, estadual e municipal;
• Pessoas que moram sozinhas (família unipessoal);
• Pessoas que vivem em situação de rua (sozinhas ou com a família). Para isso, devem procurar a assistência social e verificar mais detalhes sobre seu caso.

Como se cadastrar?

Para se inscrever no CadÚnico, é preciso que uma pessoa da família (Responsável pela Unidade Familiar – RF) se responsabilize em comunicar as informações de todos os membros da família ao entrevistador. O RF deve ter pelo menos 16 anos de idade e se comprometer a atualizar o cadastro sempre que houver mudanças na família.

No momento do cadastramento, é obrigatório que o RF apresente seu CPF ou Título de Eleitor, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. Para quem tem filhos ou é responsável por menores de idade também é necessário apresentar comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se tiver crianças de zero a 7 anos, o RF deve apresentar o acompanhamento da pesagem delas (a cada 6 meses) e carteira de vacinação de cada em dia.

Além disso, o RF deve apresentar alguns documentos que facilitam ainda mais o cadastramento que são:

• RG;
• Carteira de trabalho;
• Comprovante de endereço (conta de luz, água, entre outros).

foto

Fonte: Prefeitura de Viamão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here