Muitos passageiros de ônibus de Porto Alegre foram surpreendidos, na manhã desta quinta-feira (19), com menor oferta de coletivos após algumas empresas instituírem tabela horária de verão. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que não autorizou a mudança.

À reportagem, responsáveis pelos consórcios Mais, Viva Sul e Nortran confirmaram a alteração nos horários em algumas linhas. Com a medida, os coletivos passaram a circular de 20 em 20 minutos, o dobro do tempo em relação aos dias normais. 

Em Viamão, a empresa está operando normalmente.

As linhas da Carris seguem operando normalmente.

Motoristas e cobradores afirmam terem recebido a nova tabela no final da noite de quarta-feira (18). Às 7h, linhas como Mapa, Rápida Bento, Quinta do Portal e Santa Catarina se deslocavam em direção ao Centro com todos os assentos ocupados, além de passageiros em pé. 

Segundo Antônio Augusto Lovatto, engenheiro de Transporte da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), a medida foi tomada com base em decreto da prefeitura da Capital sobre ações de combate ao coronavírus.

— O decreto alerta que motoristas, cobradores e fiscais com mais 60 anos sejam retirados da escala de trabalho. Os consórcios têm cerca de 500 funcionários acima dessa faixa etária. A EPTC e a prefeitura foram avisadas — comentou. 

decreto citado por Lovatto recomenda que os profissionais do grupo de risco sejam retirados da escala de trabalho. Aos usuários, a recomendação é que evitem o horário de pico.