Campanha de vacinação contra gripe é antecipada para a próxima segunda-feira

Em Viamão haverá 10 pontos de vacinação. Campanha será dividida em três fases e a meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde – SMS, de Viamão, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza inicia na segunda-feira (23). Aqui na cidade, sete postos de saúde estarão aplicando a vacina, das 9 às 16h, sem fechar ao meio-dia, e outras três equipes estarão no Calçadão Tapir Rocha (Centro) Praça da Santa Isabel (Av. Liberdade), e na unidade móvel no Castellinho, nos dias 24 e 25, no mesmo horário.

De acordo com a SMS serão três fases de vacinação: Veja o calendário e os grupos.

1ª FASE – A partir da próxima segunda-feira serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde.

2ª FASE – 16/04 – A partir do dia 16 de abril, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos estão autorizados a se vacinarem na rede pública de saúde.

3ª FASE – A última fase, que vai de 9 até 22 de maio, tem como prioridade crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e portadores de condições especiais,

VEJA OS POSTOS QUE ESTARÃO VACINANDO – das 9h às 16h:

✅ Centro
✅ São Lucas
✅ Augusta Meneghini
✅ Vila Elsa
✅ Águas Claras
✅ Capão da Porteira
✅ Itapuã

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina não protege contra o novo coronavírus (COVID-19), mas é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns que, dependendo da gravidade, pode levar à morte.

📊 META DE VACINAÇÃO

A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário. O Ministério da Saúde também esclareceu que as influenzas A e B são mais comuns que o coronavírus e a campanha vacinação contra a gripe deve diminuir a situação endêmica dos vírus respiratórios no país. Por esse motivo, é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem uma unidade de saúde.

DIA D – Já tem data definida para o Dia D de Vacinação Contra a Gripe. Será no sábado, dia 9 de maio. Lembrando está tabela pode sofrer alterações.

Fonte Prefeitura de Municipal de Viamão