Presidente também anunciou a prorrogação da recomendação do governo de distanciamento social até 30 de abril para conter a propagação do vírus.

O presidente Donald Trump disse neste domingo (29) que o pico da taxa de mortalidade nos Estados Unidos pela pandemia de coronavírus deve ocorrer em duas semanas. Trump também anunciou a prorrogação da recomendação do governo de distanciamento social, até 30 de abril, para conter a propagação do vírus.

Até agora, mais de 2,1 mil pessoas já morreram em decorrência do coronavírus nos Estados Unidos. O país vive um dilema similar ao do Brasil: até que ponto manter a quarentena para evitar a expansão no número de casos, e a partir de que momento liberar setores da economia para evitar um colapso financeiro.

Trump chegou a cogitar uma quarentena total em Nova York, Estado americano que lidera o número de casos, mas descartou esta possibilidade. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, anunciou neste domingo que a força-tarefa americana de combate ao coronavírus fará, em breve, recomendações ao presidente sobre quando será possível iniciar a reabertura da economia.

— Embora o presidente tenha dito que quer abrir o país em semanas, não meses, nós vamos trazer dados para ele. Por fim, o presidente vai tomar uma decisão que ele acredita ser do interesse de todo o povo americano — disse Pence, em entrevista à Fox News.

Fonte: GauchaZH