Nesta quarta-feira (01/04), ocorreu a reunião mensal de atualização sobre o programa RS Seguro, que visa oferecer a todos os gaúchos um Estado mais seguro e civilizado para residir e investir, a partir da integração de diversos órgãos públicos e secretarias no combate a criminalidade.

Devido à pandemia de Covid-19, a reunião A3, como também é denominada, foi realizada pela plataforma virtual, onde foram analisados índices referentes aos crimes violentos letais intencionais (CVLI), roubo de veículos, roubo a pedestres e roubo a estabelecimentos comerciais e de ensino, ocorridos em Viamão e no Estado, em períodos comparativos anuais, semestrais, mensais e semanais.

Em Viamão, cidade que integra o grupo de 18 municípios priorizados pelo programa RS Seguro, o mês de março encerrou com uma redução significativa dos indicadores criminais de roubo de veículo, que registrou uma queda de 24% nos últimos seis meses. Também houve decréscimo de 44% nos crimes violentos letais intencionais no semestre (outubro/2019 a março/2020), além da redução de 89% dos CVLI em comparação à março do ano anterior.

Participaram da reunião o Coordenador do RS Seguro, Delegado Antônio Padilha, a Chefe de Polícia do ERGS, Delegada Nadine Anflor, a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, Delegada Adriana da Costa, o Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, Ten Cel Alexandre da Rosa, o Comandante do 18° BPM, Major Itacir Ramos, e o Comandante 8° BBM, Ten Anderson Rogovschi. Também participaram da reunião A3 os Delegados das Delegacias de Polícia do Município, Delegado da Delegacia Regional Metropolitana e representantes da Susepe, do Ministério Público de Viamão e do IGP.

Fonte: Brigada Militar de Viamão