O governo do Estado definiu a data de conclusão do viaduto da RS-040 com RS-118, em Viamão. Os trabalhos serão finalizados na sexta-feira (03). Segundo a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, os últimos detalhes concentram-se na finalização da segunda pista do viaduto. 

O diretor Sarico comenta está conquista : “Esta é uma obra sonhada a muitos anos, e teve a participação de muitas lideranças, esta obra, em primeiro lugar vai salvar muitas vidas, que eram seifadas, ali naquela rótula, e mais , foi solucionado, um grande problema de Mobilidade Urbana, que beneficia, toda a região e o litoral norte, agradecemos muito , ao Governador Sartori, e ao atual governador, Eduardo Leite, que concordou, com o Dep. Secretário JUVIR COSTELLA, a não para a obra. Agora, vamos iniciar à luta pela duplicação do trecho, da São Marino, até a Sinaleira da Rótula de entrada para a cidade, já temos o apoio do Secretário Costella.”

O asfalto, o guarda corpo e as defensas metálicas já foram colocados na segunda elevada pela construtora SBS. Com isso, os veículos que passam pela região já usam as duas elevas, mas o trânsito ainda permanece em pista simples em ambos os lados. 

O viaduto foi construído para ter duas faixas de tráfego em cada sentido já prevendo, no futuro, a duplicação da rodovia no trecho. Porém, como isso ainda não ocorreu, a elevada terá pista simples em ambos os lados. 

Em dezembro de 2019, quando um dos lados do viaduto foi inaugurado, a expectativa era ver o trabalho finalizado em março. Contratualmente, a obra deveria ter ficado pronta há três meses.

O investimento total da obra é de R$ 20,6 milhões.  Os recursos usados são provenientes da arrecadação do pedágio de Viamão.