O boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (22) pela secretaria da saúde de Viamão manteve em 18 os casos confirmados de covid-19 na Velha Capital. O documento salienta ainda que dos 104 casos suspeitos notificados, três aguardam resultados dos testes para o novo coronavírus e o restante foi descartado.

De acordo com a equipe de vigilância epidemiológica, entre os pacientes que aguardam o resultado do teste, 2 são profissionais de saúde. O boletim informa ainda que todos os pacientes que resultaram positivo para coronavírus são acompanhados diariamente pelo sistema de monitoramento telefônico, quando permitido e atendido. A boa notícia é a ausência de óbitos em Viamão causados pela doença.

O documento frisa ainda um dado até então pouco citado pelas equipes da secretaria de saúde: “no momento, os exames são liberados em 48 a 72 horas e imediatamente são inseridos nas estatísticas. Os casos atendidos e coletados em Porto Alegre, positivos, são inseridos assim que o COE Estadual notifica a Vigilância Epidemiológica. Assim, mesmo os casos positivos notificados por outro município, residentes em Viamão, estão na estatística. Aqueles casos que foram não detectáveis para SarsCov, coletados em outro município, não são notificados pelo município de coleta” – aponta o documento

No âmbito estadual, Viamão aparece no 11º lugar no ranking de casos confirmados para covid-19, com 17 casos computados, um a menos do que a pasta municipal já ratificou. Hoje o Rio Grande do Sul computou 53 novos casos da doença. Ao todo, oficialmente, foram registrados 28 óbitos por coronavírus em solo gaúcho. No total 103 municípios relataram a doença totalizando 970 casos confirmados.

Confira a íntegra do documento:

[pdf-embedder url=”http://bernardesdigital.com.br/wp-content/uploads/2020/04/INFORME-22042020.pdf” title=”INFORME 22042020″]