O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Vicente Oppermann, afirmou nesta quinta-feira (21) que o próximo vestibular da instituição está suspenso até que as atividades da graduação sejam retomadas. Inicialmente, o calendário previa a aplicação das provas em dois finais de semana: 28 e 29 de novembro e 5 e 6 de dezembro.

— O calendário está suspenso. Vamos ter que avaliar ou reformular o nosso calendário na medida que tivermos uma perspectiva de retorno das atividades de graduação — disse, em entrevista a reportagem.

Segundo Oppermann, apenas cerca de 10% dos alunos da UFRGS estão tendo aulas durante a pandemia do coronavírus. O reitor afirmou também que “o retorno de toda a população de estudantes ainda não está no nosso futuro” e que as decisões da universidade são submetidas aos decretos do Estado e do município.

Oppermann comentou ainda a decisão do Ministério da Educação, anunciada na quarta-feira (20), de adiar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que estavam agendadas para novembro.

— Esse adiamento vem em resposta a um movimento que fez uma pressão muito grande. Com a suspensão das atividades de ensino, não seria justo não (adiar) também o Enem, a fim de dar oportunidade a todos os alunos — afirmou.

Fonte: GauchaZH