Uma das medidas eficazes contra a infecção é a lavagem correta das mãos. Segundo a OMS, se a medida fosse adotada corretamente, os casos de infecção diminuiriam em mais de 70%.

Quando não for possível higienizar as mãos com água e sabão, deve ser realizada com o álcool gel, que é bastante utilizado, inclusive, em unidades de saúde. Nesta quarta-feira, 04, os colaboradores da UPA intensificaram a ação preventiva, com orientações e distribuição do álcool em gel. João Araújo, gerente de enfermagem, lembra que na UPA há uma rotina de atividades voltadas para a prevenção, orientação e o cuidado com o paciente. “Desenvolvemos atividades visando a prevenção e uma assistência de qualidade onde o paciente é nossa prioridade. Realizamos treinamentos para manter a equipe atualizada e praticamos ações no dia a dia. Essa semana abordamos a lavagem correta das mãos, um ato simples, mas que tem um resultado importante na prevenção de infecções”.

Betina Darci, paciente da Unidade de Pronto Atendimento parabenizou a equipe pela ação. “Achei excelente receber orientações dos profissionais daqui da UPA, e ganhar de brinde álcool em gel; assim higienizamos nossas mãos e conseguimos contribuir com a prevenção de doenças, em especial do coronavírus”.

A assistente social, Denise Peres lembra que na UPA Viamão, além de ações efetivas, a direção e equipe multiprofissional estão com o olhar e atuação voltados para o atendimento humanizado, onde o paciente é acolhido e tem os cuidados necessários para o restabelecimento da saúde. ”Aqui pensamos no paciente, no ser humano que chega aqui muitas vezes fragilizado pelo processo de adoecimento”, concluiu Denise Peres

Reportagem de Vilson Arruda