A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Viamão desenvolveu uma estratégia de ensino à distância para preservar os resultados conquistados por cada estudante das séries iniciais e estimular o aprendizado, bem como o vínculo da escola e seus professores.

A estratégia foi dividida em três fases. Na primeira, a SME disponibilizou jogos eletrônicos de função educativa, estimulando o raciocínio lógico e a oralidade. Os professores criaram grupos com cada turma, a fim de manter um contato mais próximo com as famílias e participaram de capacitações online.

Na segunda fase, reuniões com diretores e gestores foram planejadas para avaliar os resultados da primeira fase e para construir a aproximação com as famílias. “Ficamos satisfeitos com a adesão. Logo nas primeiras semanas, mais de 60% das famílias, que correspondem a cerca de 17 mil alunos, se engajaram e ativaram os jogos”, ressalta a secretária de Educação Simone Rodrigues. “Os supervisores da SME estarão em contato frequente com as Equipes, através de sala virtual, a fim de acompanhar e apoiar nesse novo momento em que estamos inseridos”, completa Simone.

Na terceira etapa, todos os alunos de séries iniciais começaram a receber livros didáticos em casa – e terão o suporte pedagógico dos professores para utilização dos materiais através de vídeos gravados semanalmente e dos grupos de Whatsapp.O aluno Vinícyus, que cursa o 4º ano na escola Apolinário Alves dos Santos, já recebeu os materiais em casa. “Os livros facilitaram bastante. Acho muito bom ter essas atividades. Claro que não é da mesma forma como se estivessem frequentando a sala de aula, mas esse afastamento é pelo bem de todos. Estou muito grata a toda equipe que dá suporte para que possamos ajudar nossos filhos”, destaca a mãe do Vinícyus, Evani Guimarães de Fraga.

*Na foto, o aluno Vinícyus estuda com o livro didático ao lado das irmãs.