A UEFA, entidade máxima do futebol europeu, anunciou na manhã desta quarta-feira (17) as datas para a volta de suas competições de clubes, interrompidas em março por causa da pandemia da Covid-19. A Liga dos Campeões terá seu retorno na sexta-feira, 7 de agosto; a Liga Europa, por sua vez, volta na quarta-feira, 5 de agosto.
O retorno da Liga dos Campeões ocorrerá com as partidas de volta das oitavas de final que não puderam ocorrer devido a suspensão da competição: Juventus x Lyon, Manchester City x Real Madrid, Bayern de Munique x Chelsea e Barcelona x Napoli. A UEFA deve confirmar se estes jogos acontecerão nas cidades onde eles deveriam ocorrer ou nas cidades portuguesas de Guimarães e Porto.
Os vencedores dos quatro confrontos não concluídos se juntarão aos já classificados Paris Saint-Germain, Atlético de Madri, Atalanta e RB Leipzig para a disputa das quartas de final. A partir desta fase, os confrontos ocorrerão em jogo único, todos na capital portuguesa, Lisboa. A UEFA, inclusive, determinou que os jogos serão disputados nos dois grandes estádios da cidade: o José Alvalade, casa do Sporting, e o Estádio da Luz, casa do Benfica.
Calendário da Liga dos Campeões:
7 e 8 de agosto: jogos restantes das oitavas de final (sedes a serem confirmadas).
12 a 15 de agosto: quartas de final (Lisboa).
18 e 19 de agosto: semifinais (Lisboa).
23 de agosto: Final (Estádio da Luz, Lisboa).
As próximas Finais:
A Final da temporada atual da Liga dos Campeões ocorreria no dia 29 de maio. em Istambul, na Turquia. Com a mudança para Lisboa, a cidade turca receberá a final de 2021. As finais seguintes, com sedes determinadas, serão adiadas em um ano.
2020: Estádio da Luz – Lisboa, Portugal.
2021: Estádio Olímpico Atatürk – Istambul, Turquia.
2022: Krestovsky Stadium – São Petersburgo, Rússia.
2023: Allianz Arena – Munique, Alemanha.
2024: Wembley Stadium – Londres, Inglaterra.
LIGA EUROPA TAMBÉM VOLTA:
A outra competição continental da UEFA, a Liga Europa, tem seu retorno programado para a quarta-feira, 5 de agosto. Também será usado o esquema de sede única, mas em quatro cidades da região da Vestfália, no norte da Alemanha. Os jogos serão realizados nas cidades de Colônia, Duisburg, Düsseldorf e Gelsenkirchen.
Assim como na Liga dos Campeões, seis confrontos das oitavas de final ainda não tiveram seus jogos de volta, enquanto outros dois (Inter de Milão x Getafe e Sevilla x Roma) tiveram seus jogos de ida adiados por conta da pandemia. Estes dois últimos confrontos serão disputados em jogo único em estádios a confirmar.
Calendário da Liga Europa:
5 e 6 de agosto: jogos restantes das oitavas de final (sedes a serem confirmadas).
10 e 11 de agosto: quartas de final (Colônia, Duisburg, Düsseldorf e Gelsenkirchen).
16 e 17 de agosto: semifinais (sedes a serem confirmadas).
21 de agosto: Final (RheinEnergieStadion, Colônia).
As próximas Finais:
Assim como na Liga dos Campeões, a Final da Liga Europa já tinha uma sede pré-determinada: o Stadion Energa Gdańsk, na cidade polonesa de Gdańsk. A mudança para Colônia fez com que todas as Finais com sedes já determinadas fossem adiadas em um ano.
2020: RheinEnergieStadion – Colônia, Alemanha.
2021: Stadion Energa Gdańsk – Gdańsk, Polônia.
2022: Ramón Sánchez Pizjuán – Sevilha, Espanha.
2023: Puskás Arena – Budapeste, Hungria.