O domingo ensolarado e gelado foi convidativo para sair às ruas de Porto Alegre. Uma tentação. Mas devido ao decreto de distanciamento social em vigor na Capital, os parques cercados e a Orla Moacyr Scliar, no Gasômetro, estão fechadas para visitação pelo público. Mesmo assim, a beira do Lago Guaíba não está totalemente cerrada e frequentadores têm se aglomerado em outros pontos, como foi visto neste domingo na zona Sul. Em Ipanema, por exemplo, que tem fama pelo belo pôr do sol, e em outros tempos não seria problema algum visitá-lo, estava repleto de pessoas, em sua maioria jovens, aglomerados e sem máscaras.

A restrição de acesso, que vale aos parques cercados Germânia, Knijnik, Harmonia e Chico Mendes, na próxima semana vai fazer um mês que está em vigor. Outras áreas da cidade e sem o cercamento, como os Parques Farroupilha e Marinha do Brasil, podiam ser frequentados pelo público, mas sem que se tivesse aglomerações, regra que nem sempre é respeitada pelo público. Estes espaços acabaram sendo a alternativa a muitos dos porto-alegrenses neste domingo, principalmente para a prática de exercícios físicos.

Com os parques fechados, segundo o comandante da Guarda Municipal de Porto Alegre, Marcelo do Nascimento, está sendo possível deslocar o efetivo para fiscalizar o cumprimento do decreto em outros pontos da cidade. “Isso nos permite alocar o efetivo para estes outros parques (sem restrições), com a intenção de coibir as aglomerações”, afirma. Entretanto, o que já vêm sendo relatado por moradores de outros bairros, é que todos os finais de semana vêm ocorrendo aglomerações.

Foi o caso de Ipanema, que mais uma vez viu centenas de pessoas reunidas na Avenida Guaíba, muitos sem máscara. O movimento era tanto, que quem tentava chegar na orla de carro, enfrentava ainda congestionamento. A beira do Guaíba nas proximidades da Fundação Iberê Camargo, era também outro ponto que reunia muitos frequentadores na tarde deste domingo.

Nascimento se diz ciente da situação de Ipanema e garante que patrulhamentos estão sendo realizados para que se evitem aglomeração. “Os guardas procederão com as abordagens, para evitar aglomerações e pelo uso de máscaras”, assegura. A Orla do Gasômetro e os quatro parques fechados, segundo informou a Prefeitura de Porto Alegre, por meio da assessoria de imprensa, neste domingo, que não há, por enquanto, uma perspectiva para a reabertura destes espaços. Denúncias podem ser feitas pelo número 156.

Fonte: Correio do Povo

Foto: Mauro Schaefer/CP