O dia 18 de junho é uma data especial para as brigadianas, pois é comemorado o Dia da Policial Militar Feminino no Estado (Prevista na lei estadual nº 15.213/2018). A data homenageia o efetivo feminino ao comemorar o aniversário de Olmira Leal de Oliveira, a cabo Toco.

Primeira mulher a ombrear pela defesa de seus ideais nas fileiras da corporação.



Coincidentemente, nesta terça-feira (15/06), a pequena Maya, que sonha em se tornar policial militar, visitou a sede da 1ª Cia do 18ºBPM para conhecer, nas palavras dela: “uma policial menina”. 

O pai de Maya relata que, sabendo da admiração que a filha tem pela profissão, parou uma guarnição neste dia, mas só havia efetivo masculino na viatura, e a pequena insistentemente disse que queria conhecer uma policial “menina”.

Foi então que o pai se dirigiu até a sede da 1ªCia, onde estava a Sd Bervig na guarda a Maya, de quatro anos de idade, se sentiu realizada em conhecer a policial. Encantada com a admiração e o sonho da menina, a Sd Bervig presenteou a menina com uma farda.

"Ela não deu uma roupa para a Maya, ela deu muito mais do que isso. Ela deu um incentivo, um apoio, um carinho. Não tenho palavras para descrever o gesto da Sd Bervig." Disse o Sr. Gerson, pai de Maya.  

Em razão de tamanha importância social e representatividade feminina, em comemoração ao Dia da Mulher Brigadiana, o 18ºBPM convidou a menina para “ser policial por um dia”, mantendo todos os cuidados com a prevenção ao contágio de COVID-19.


A menina visitou a sede do Batalhão Setembrina dos Farrapos hoje (17/06), acompanhada de seus pais, e viveu o sonho de ser "policial menina". Durante a visita, a menina conheceu um pouco mais sobre a rotina dos policiais militares, o funcionamento da Sala de Operações, as viaturas e aprendeu Ordem Unida.


 A BM deseja que os sonhos da pequena grande admiradora da Brigada Militar se realizem!